PARA PENSAR
“A menos que abramos as portas de nossas casas uns aos outros, a realidade da Igreja que Jesus edificou como sendo uma família de irmãos e irmãs amorosos é apenas uma teoria”

"Desinstitucionalizados sim, desigrejados jamais, desviados nunca. Somos a igreja de Cristo “juntamente com todos os que, em toda parte, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.” (1Co 1.2)" Por seu Reino!

Se alguém comemorou o Dia da Reforma Protestante exaltando a Lutero e sua obra e luta, mas condena os "desigrejados" de nossos dias, esse alguém não entendeu nada!

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Um casamento por semana


Publicado por Hugo  • Categoria: Odres Novos

Por Wolfgang Simson:
A vida em qualquer cultura tem dois aspectos: a vida cotidiana e as celebrações especiais. Ambos os aspectos da vida tem sua válida parcela de expressão. A vida cotidiana normalmente se dá em família – a célula básica de toda sociedade e cultura. Famílias normalmente são bem orgânicas, informais e relacionais. Celebrações são situações especiais para as quais todos se preparam – casamentos, festivais, funerais e festejos tradicionais. Normalmente elas são formais, demandam muita organização e são sempre bem estruturadas.
Imagine se você tivesse que ir a um casamento todo final de semana. E todo casamento seguisse o mesmo padrão, tivesse o mesmo noivo e a mesma noiva, e servisse até mesmo o mesmo tipo de comida. Depois de algumas semanas, a empolgação se esgotaria. Você saberia o que esperar, e saberia o que iria acontecer. O casamento continuaria sendo algo bom, uma bela tradição, mas seria esquisito ter que participar do mesmo tipo de celebração toda semana.
Precisamos tomar cuidado para não fazer a mesma coisa com a Igreja. Jesus não nos mostrou somente uma maneira de celebrar, mas também uma maneira de viver. A vida cotidiana não é como celebrar um casamento, e qualquer casal pode testemunhar isso. Se a Igreja enfatizar somente as estruturas de celebração, será como celebrar um casamento todo final de semana e nosso comportamento será tão diferente da vida real que não fará nenhum sentido aos de fora. Nosso comportamento se tornará algo artificial, um mero show semanal.
Se a Igreja é um estilo de vida comunitário dado por Deus, nada mais apropriado do que a Igreja estar edificada a partir de lares simples, comuns e normais. As Igrejas caseiras não são somente uma maneira de expressarmos comunidade, são também uma das maneiras que Deus usa para formar comunidade.
Extraído da obra “The House Church Book”, pp. 8-9. Traduzido por @paoevinho.

Um comentário:

  1. Graça e paz irmão Solon,realmente todos os cultos de nossas igrejas atuais são iguais,quando eu congregava em ima destas eu poderia dizer em casa pela hora o que estava acontecendo,tal era a mesmice do culto,já nas reuniões nos lares tudo ganha vida nova e as pessoas são mais calorosas e unidas.....Fique com Deus e ore por nossas reuniões aqui em Guarujá.
    http://wwwserenissima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir