PARA PENSAR
“A menos que abramos as portas de nossas casas uns aos outros, a realidade da Igreja que Jesus edificou como sendo uma família de irmãos e irmãs amorosos é apenas uma teoria”

"Desinstitucionalizados sim, desigrejados jamais, desviados nunca. Somos a igreja de Cristo “juntamente com todos os que, em toda parte, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.” (1Co 1.2)" Por seu Reino!

Se alguém comemorou o Dia da Reforma Protestante exaltando a Lutero e sua obra e luta, mas condena os "desigrejados" de nossos dias, esse alguém não entendeu nada!

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Refutando com base bíblica o artigo abaixo: "Por que ir na "igreja" ?"


Comunhão:
Quem vai na igreja, está em comunhão; quem não compareceu no templo, não teve comunhão. Ora, isso é ridículo! Cristianismo não é uma vida obstinada dentro de quatro paredes. Cristianismo é um serviço no mundo É envolver-se com pessoas num relacionamento sadio, no qual o caráter de Cristo pode perfeitamente transparecer nas nossas atitudes. Isso é adoração. Isso é culto a Deus, e comunhão com Ele e com o próximo.
Muita gente diz: "Tem que congregar" "Tem que ter comunhão" para validar a existência e a permanência em uma instituição religiosa, mas o que as escrituras ensinam?
Ninguém precisa de instituição alguma para ter comunhão e congregar.
Sobre a Congregação: Em Hebreus 10:25 diz: '' Não deixe a congregação, como o costume de alguns” Que diz a passagem? Não devemos deixar uma instituição religiosa? Qual? Quem disse que congregar significa estar em uma instituição, empresa ou facção religiosa?
Se assim fosse, as igrejas seculares jamais deveriam existir, pois elas nasceram a partir de pessoas que abandonaram a congregação católica, desde então, até hoje, todas as instituições protestantes são formadas por pessoas que deixaram a congregação Luterana, que deixaram outra congregação protestante e assim por diante. Não deixar de ir a uma instituição ou templo? Que lógica há nisso? Eles tropeçam nas próprias doutrinas.
Congregar-se não é ir ao templo E PARTICIPAR DE ATIVIDADES RELIGIOSAS, MAS é reunir-se! De acordo com Jesus, onde estiverem dois ou três que REUNIDOS EM SEU NOME, ali está a igreja ( igreja é povo), pois Cristo está com eles, conforme prometeu em (Mt 18). Assim, se dois ou três amigos se encontrarem para falar sobre as lições espirituais, ou para servirem alguém, ali é a igreja! Isso é congregar-se, reunir-se pelo evangelho!
Se formos entrar a luz do contexto, “não deixe de se reunir” quando estas palavras foram ditas, os cristãos primitivos NÃO tinham acesso a palavra de Cristo por escrito, apenas verbalmente por intermédio da reunião dos apóstolos. Por isso foi dito para não deixar a reunião dos apóstolos.
DOIS REUNIDOS EM NOME DE JESUS JÁ É UMA MULTIDÃO
Todo grupo grande de mais, se torna uma torre de babel, e concentração de poder, consequentemente se corrompe.
Acho que essa necessidade que as pessoas sentem, de ter um líder, alguém a quem seguir, é resultado de um evangelho distorcido que vem sendo pregado há muito tempo! Buscam a figura do pastor, como alguém que baterá a asas e voará carregando todo o rebanho no bico! Jesus nos chama a caminhar com Ele, segui-lo e fazer discípulos DELE, JESUS! Reunir-se é circunstancial e não essencial, e um meio e não um fim, o absoluto é o caráter de Cristo em nossas atitudes.
Portanto: Congregar é só reunir pra falar de Jesus e sua mensagem, não é participar de reunião solene.Todas as passagens apostólicas exortando reuniões, foram direcionado a um público específico em determinada circunstância. Foram admoestações aos iniciantes, aos meninos na fé, que estavam sendo levado por doutrinas e nada sabiam, até alcançarem a maturidade (Ef 4:11-14), para não terem a necessidade de ficarem reunindo-se a fim de realimentar das mesmas coisas o resto da vida, o propósito é que fossem mestres pelo tempo (Hebreus 5:12). Tudo tem um contexto e um propósito. Reunir-se não é essencial, é circunstancial, o próprio apóstolo Paulo passava anos sem se encontrar com os outros apóstolos (Gálatas 1:18-19). O essencial é o caráter de Cristo em nossas atitudes e não congressos religiosos, templo e religião.
Devemos estar reunidos:
"DEVEMOS ESTAR REUNIDOS" não significa que devemos fazer parte de "reuniões santas" em "locais sagrados" devemos ter comunhão com todas as pessoas no mundo, dia a dia, com o pobre, com o faminto, com o necessitado com o vizinho e não com grupinhos institucionais. Devemos falar de Jesus a todos, vivendo suas palavras para com todos, sem local, sem dia e hora marcada, a comunhão com as pessoas é dia a dia, na vida, vivendo a vida, toda hora e lugar, o tempo todo, no local chamado PLANETA TERRA onde o céu é o teto do “templo”, e os membros são toda a criação. O espírito cristão de hoje foi reduzido a frequentar cultos. A ouvir o que todos sabem ser mentiras e nos calarmos de cabeça baixa. A defender a doutrina da instituição, suas regras e seu governo como se fosse uma criação divina e pior, como se possuísse poder divino. A submetermo-nos a rudimentos boçais, a homens e a doutrinas. Devemos então buscar a Igreja onde o teto é o céu e onde não há paredes. Devemos alimentar os famintos e curar os enfermos ao invés de ficar sentados no banco cantando musiquinhas. Abandonemos templos e igrejas para pregar o evangelho a todas as criaturas! Sem dinheiro, de graça! Boca-a-boca como no passado!
Louvor e congregação em grupo:
Louvor e congregação em grupo não é para o Criador, Deus é bem crescidinho e não precisa de louvores, é para o homem, para aliviar a tristeza, para exortar para animar, para consolar. Eram feito nos lares, não no templo, foram estabelecidas para os iniciantes que estavam no leite conforme explica Paulo em Efésios, até que cheguem a fé viva, tinha prazo de validade, não era para ficar se realimentando até o fim da vida como propõe o sistema religioso. Deixando de ser um menino na fé, a orientação é sair, então é ide e pregai deixando assim o seu guia como Cristo também os deixou. Observe que era algo contextual, pois esses recém convertidos não possuíam a palavra por escrito como nós, e precisavam se reunir constantemente para não serem levados por qualquer vento de doutrina até conhecerem o evangelho.
Se a freqüência a algum grupo lhe traz graça e vida em Jesus, ajudando você a crescer em fé, amor e entendimento espiritual, então, freqüente aí. Se quer reunir-se siga o exemplo dos apóstolos que reuniam se em casa, em grupos pequenos, nesse grupo ninguém deve ser nada, todos são iguais, templocentrismo e pulpitocentrismo, governos não existem na nova aliança, são apenas corrupção do raciocínio para manipular os irmãos mais ignorantes.
Agora saiba: Essa reunião pode ajudar os pequeninos a aumentarem sua fé, mas, a prática do evangelho JAMAIS SERÁ UM GRUPO RELIGIOSO QUE SE REUNE! JAMAIS SERÁ Clero, Liturgia, Correntes, Rituais, Dogmas, tão pouco ficar cantando musiquinhas no banco! Cristo não precisa de cânticos de homens. A prática do evangelho se dá, tendo comunhão com os pobres, alimentando famintos, atendendo os necessitados, ajudando as pessoas nas quais você tenha condições de ajudar! Em fim, a prática do evangelho é exercício de amor ao próximo dia a dia, tendo consciência que a salvação está condicionada a graça e a misericórdia de Deus e não a nossos méritos próprios. É você que precisa servir e atender ao próximo, é você quem precisa pregar a mensagem de Jesus
Temos a liberdade de congregar onde quisermos, para congregar, ou seja, reunir-se, não precisamos de instituição religiosa fundada por homens (Mateus 18:20)
Fonte: Seguir a Jesus sem Religião.

Um frequentador de igreja escreveu para um jornal dizendo que não faz sentido ir aos cultos todos os domingos:
"Eu tenho ido à igreja por 30 anos e durante este tempo devo ter ouvido umas 3.000 pregações. Mas, com exceção de uma ou outra, eu não consigo lembrar da maioria delas... Por isso eu acho que estou perdendo meu tempo e os pastores também estão desperdiçando o tempo deles."
Esta matéria divulgada no jornal gerou uma grande discussão, e muitas cartas foram enviadas pelos leitores com respostas. Sendo uma delas divulgada:
"Eu estou casado há mais de 30 anos. Durante este tempo minha esposa deve ter cozinhado umas 3.000 refeições. Mas, com exceção de uma ou outra, eu não consigo me lembrar da maioria delas, mas de uma coisa eu sei: todas elas me nutriram e me deram a força que eu precisava para fazer o meu trabalho. Se minha esposa não tivesse me dado essas refeições, eu e os nossos filhos estaríamos desnutridos ou mortos. Da mesma maneira, se eu não tivesse ido à Igreja para alimentar minha alma e de minha família, estaríamos hoje em terríveis condições espirituais."
"Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia" (Hebreus 10:25).

Nenhum comentário:

Postar um comentário