PARA PENSAR
“A menos que abramos as portas de nossas casas uns aos outros, a realidade da Igreja que Jesus edificou como sendo uma família de irmãos e irmãs amorosos é apenas uma teoria”

"Desinstitucionalizados sim, desigrejados jamais, desviados nunca. Somos a igreja de Cristo “juntamente com todos os que, em toda parte, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.” (1Co 1.2)" Por seu Reino!

Se alguém comemorou o Dia da Reforma Protestante exaltando a Lutero e sua obra e luta, mas condena os "desigrejados" de nossos dias, esse alguém não entendeu nada!

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Com o Que se Parece Uma Reunião da Igreja Sob a Direção Direta de Cristo Hoje em Dia?



Extraído do capítulo 2 do livro “Reimagining Church” (Reimaginando a Igreja), de Frank A. Viola. Tradução de Marcio S. da Rocha.

Nos últimos vinte anos, eu fui privilegiado por participar de centenas de reuniões participativas-livres. Algumas delas foram simplesmente gloriosas. Essas reuniões ficaram soldadas no circuito de minha mente. Outras foram horríveis. E ainda outras nem merecem ser mencionadas!
Enquanto os cultos institucionais são essencialmente sem falhas, as reuniões das igrejas orgânicas variarão, dependendo da condição espiritual e da preparação individual de cada membro.
Aqui está uma das tarefas de um obreiro apostólico. É equipar o povo de Deus para funcionar coletivamente numa livre-porém-ordenada reunião que expressa Cristo em sua plenitude.
Em todos os anos nos quais estive me reunindo e plantando igrejas orgânicas, tenho descoberto que não há maneira de explicar acuradamente como é uma reunião sob a direção direta de Cristo para aqueles que nunca viram uma. No entanto, me esforçarei ao máximo para pintar um quadro de uma reunião que lhe transmitirá o gostinho que uma gloriosa reunião pode ter.
Por volta de uma década atrás, uma igreja composta de vinte e cinco cristãos se reuniu num lar, numa noite. Eu tinha acabado de passar um ano e meio ministrando Jesus Cristo para este grupo em “reuniões apostólicas” quinzenais. O propósito daquele ministério era equipar essa nova igreja para que ela funcionasse por si – sem nenhuma liderança humana.
O dia chegou. A igreja iria ter sua primeira reunião por si mesma. Eu não deveria estar presente. Porém, eu entrei na sala sorrateiramente sem que ninguém percebesse e fiquei escondido atrás de um divã. (Eu senti que se eu estivesse visível naquela reunião, isto afetaria o modo como os crentes funcionariam. Isto geralmente ocorre quando a pessoa que planta a igreja está presente durante suas reuniões – especialmente nos primeiros anos de vida de uma igreja.)
Os crentes se reuniram e começaram a reunião com cânticos. Os cânticos foram a capella.  Uma irmã em Cristo começou a reunião cantando uma canção. E todos cantaram com ela. Depois, orações foram feitas espontaneamente, por cada um. Então, um irmão em Cristo começou outra canção. A esta altura, todos estavam unidos. Mais orações foram feitas. Mais canções foram cantadas. Durante as canções, diferentes pessoas ministravam curtas exortações baseadas nas letras das canções. A palavra mover não é suficiente para descrever o que houve. Não havia nenhum líder de louvor presente. Todos estavam participando, oferecendo louvores a Deus livremente e espontaneamente.
 
Depois que eles cantaram por um tempo, todos se sentaram. E imediatamente uma irmã se levantou e começou a compartilhar. Ela contou sobre como percebeu que Cristo é sua água viva, durante a semana.
Quando a primeira irmã terminou, um irmão ficou em pé e começou a falar. Ele também falou sobre o Senhor como água viva, mas ele falou com base numa passagem de Apocalipse 22. Ele falou por vários minutos, e então uma irmã começou a adicionar algo ao que o irmão tinha compartilhado. Isto continuou por mais ou menos uma hora. Um por um, sem pausas, irmãos e irmãs em Cristo se levantaram e compartilharam suas experiências com o Senhor Jesus. Todos eles revelaram o Senhor como água viva.
Alguns compartilharam poemas, outros canções, outros contaram estórias, outros compartilharam trechos das Escrituras, e outros oraram.
Enquanto eu ouvia tudo por detrás do divã, não pude resistir às lágrimas. Estava tão tocado que comecei a chorar. Aquela reunião foi elétrica. Foi como se um rio tivesse sido posto naquela sala e não pudesse ser contido. Eu pude sentir a presença e a graça do Senhor. O compartilhar foi rico, pleno, vívido e vibrante. Eu desejei ter uma caneta e um papel para anotar as coisas gloriosas que estavam sendo ditas. Muitos deles estavam cheios de insights originais. Mas eu apenas ouvi maravilhado.
A coisa incrível é que ninguém estava liderando aquela reunião. Ninguém estava sendo seu facilitador também. (Nenhum humano, é o que eu quero dizer). E ela foi incrivelmente centrada em Cristo.
A reunião finalmente acabou e alguns se levantaram e começaram uma canção. O restante da igreja se levantou também e se uniu a eles. Enquanto eles cantavam, eu saí da sala. Somente algumas pessoas me viram. Quando eu me encontrei com a igreja na semana seguinte, eu disse a eles que estive presente. A igreja foi preparada para esta reunião. Eles se reuniram em pares e buscaram ao Senhor juntos durante a semana, em preparação para a reunião.
O resultado foi uma coletiva explosão de vida espiritual que demonstrou o Senhor Jesus através de cada membro do corpo.
Por favor, entenda que esse grupo de cristãos não poderia ter tido uma reunião como essa logo que eu comecei a trabalhar com eles. Naquela época, a maioria deles estava habituada a ser passiva e a ficar quieta. Alguns que tinham personalidades fortes, iriam dominar o compartilhar. Mas depois de um ano e meio recebendo ministério prático e espiritual, eles estavam equipados para conhecer o Senhor juntos, funcionar de modo coordenado, abrir suas bocas, e compartilhar o Cristo vivo de um modo ordenado. E Deus foi magnificado como resultado.
Eu poderia apresentar vários outros exemplos deste tipo de reunião e da grande variedade expressa nelas. Eu creio, porém, que você agora tem uma idéia de como pode ser uma reunião da igreja sob a direção viva do Senhor em nossos dias.


Fonte:http://www.igrejaorganica.net/

Um comentário:

  1. Graça e paz amigo Solon,de fato as reuniões podem variar bastante ,tanto quanto ao formato como a liturgia...também já frequentei várias reuniões assim e sempre fico surpresa com a variedade,algumas foram extremamente edificantes mas outras deixaram muito a desejar,um forte abraço e fica com Deus.

    http://wwwserenissima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir