PARA PENSAR
“A menos que abramos as portas de nossas casas uns aos outros, a realidade da Igreja que Jesus edificou como sendo uma família de irmãos e irmãs amorosos é apenas uma teoria”

"Desinstitucionalizados sim, desigrejados jamais, desviados nunca. Somos a igreja de Cristo “juntamente com todos os que, em toda parte, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.” (1Co 1.2)" Por seu Reino!

Se alguém comemorou o Dia da Reforma Protestante exaltando a Lutero e sua obra e luta, mas condena os "desigrejados" de nossos dias, esse alguém não entendeu nada!

domingo, 22 de dezembro de 2013

Igreja pra fora ajudando o próximo, e depois reunida

Igreja pra fora ajudando o próximo, e depois reunida dentro de qualquer recinto, seja num barquinho, numa praça, casa, num...


Igreja pra fora ajudando o próximo, e depois reunidaIgreja pra fora ajudando o próximo, e depois reunida
Igreja pra fora ajudando o próximo, e depois reunida dentro de qualquer recinto, seja num barquinho, numa praça, casa, num cenáculo emprestado, areópago, salão, não importa.
Para fora como?
A ICAR criou desde os remotos tempos de Constantino uma célebre frase em latim: “Exta Ecllesiam nulla salus” que significa ‘não há salvação fora da igreja’, e claro que, os protestantes copiaram esta frase, herdando um grande equívoco do sistema religioso romano.
O termo Eclésia, do grego ekklesia, veio da Grécia, quando o povo se reunia em assembléias. Já no cristianismo, o termo é oriundo de Constantino. A palavra Ecclesia é latina, que quer dizer “igreja”, atualmente, mas que significou, originalmente, “curral” ou “abrigo de ovelhas”. Em alguns denominações cristãs, o termo substitui “igreja”.
Aí começou um enorme erro, a ideia de que Igreja é um lugar fixo, com endereço, hierarquia, entradas e saídas financeiras, presidentes e vice-presidentes, tesoureiros e secretários, e a triste realidade de ouvirmos hoje as pessoas dizerem: “Eu vou à igreja!”; quando na verdade a Igreja é uma só (João 17 – Efésios 4) e é formada por pedras vivas (1ª Pe 2), por pedacinhos de pão (1ª Co 10) como disse Paulo, e por tijolos deste único edifício (Efésios 2:18 ao 22).
Na verdade, nos originais hebraico e grego, entende-se de uma forma simples e resumida: são duas varas, uma é o povo de Israel – casa de Israel – e outra são os gentios – casa de Judá. Os ex-gentios, se assim podemos chamá-los, são os convertidos ao evangelho, saindo da letra, do legalismo, da lei, dos rudimentos velho-testamentários (2ª Co 3) e indo para o Espírito da Graça que é de graça, que é da nova aliança, que vivifica, e que nos dá liberdade em Cristo.
Essas duas varas profeticamente vão se unir, tornando-se um só povo, a Noiva do Cordeiro – Igreja, se unirá com os judeus que reconhecerão Jesus como Messias como disse o profeta Zacarias.
Portanto, denominações não poderiam ter nome de ‘igrejas’, já que estes membros que compõe o único corpo (de Cristo) somos nós, que éramos gentios, e agora somos povo de Deus, irmãos de Jesus pelo espírito de adoção – Abba Pai!
Acontece que o sentido real não é ‘ir à igreja’, e sim ser igreja. Nas ruas, praças, restaurantes, casas, barcos, sinagogas religiosas, pizzarias, cafés…
Sair para fora, nas ruas e valados e encher a casa de Deus (corpo de Cristo) de novos membros.
Salmo 122 fala que a casa de Deus é Jerusalém e não o templo. Leia o versículo 2, simples de ver uma verdade tão forte.
em balneario camboriu 320x180 Igreja pra fora ajudando o próximo, e depois reunida
Nós somos a Igreja – Irmãos Kleber e Vanessa em BC
Como disse Jesus em João 4: “Não é em montes e templos, em religiões ou denominações, mas em espírito”. Espírito não é físico, não tem carne, não tem ossos, não tem carbono ou hidrocarbonetos. É em qualquer lugar, a qualquer hora: dois, três ou mais reunidos no nome do Salvador.
Portanto, nós da Igreja Orgânica fomos fortemente avivados e movidos pelo Espírito Santo, para que antes de nossas reuniões (cultos) saiamos pelas ruas, hospitais, presídios, praças, centro das cidades, e ajudemos os necessitados.
No contexto da triste frase dita por Jesus: “Afastai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade”, isso foi dito diretamente para alguns evangélicos que expulsam demônios, falam em novas línguas, curam enfermos, mas vendem o evangelho. E sabe o porquê? Jesus complementa: “Estive preso e não me visitastes, estive nu e não me vestistes, estive com fome e não me destes de comer…”
Depois de estar fora de quatro paredes e ajudar o próximo, aí sim, como disse o escritor aos Hebreus: “Não deixando as reuniões congregacionais”; isto é, participem de cultos, se reúnam como igreja.
No antigo testamento as ofertas, oblações e dízimos eram reais e físicas, no novo testamento, é em espírito e em verdade. Como em Romanos 12 – vossos corpos – vosso sacrifício vivo e santo – vosso culto.
Humildemente, procuramos servir de exemplo para você caro leitor. Dessa forma, todo sábado em Curitiba, vamos sair pelas ruas e viver Tiago 1:27, para depois darmos graças a Deus reunidos como Igreja.
Sem amor ao próximo, não tem evangelho, não tem Igreja, não tem culto, não tem louvor, não tem oração, não tem pregação. É só uma sopa de vaidades dentro de um ‘templo de quatro paredes’.
Vem aí nosso encontro (da Igreja Orgânica no Brasil) em janeiro, dias 11 e 12, final de semana em Balneário Camboriú, participe, cadastre-se aqui (ainda tem 40 vagas para dormir no sítio): https://docs.google.com/forms/d/1OMOf1Zv44FRwcDi-dGjTPELwtKSXpOns_9ONj1cSFUo/viewform
* As opiniões expressas nos textos publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores
e não refletem, necessariamente, a opinião do Gospel Prime.

autor(a)

Akel Edin

Akel Edin

Anagrama de Adryan Krysnamurt Edin da Luz, irmão Akel é o fundador do projeto Eu quero Uma Igreja Orgânica, e da Igreja Orgânica em casas no Brasil, atuando principalmente em Curitiba. É também um combatente à podridão do sistema religioso e um defensor à ajuda aos pobres.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo texto!

    Que neste Natal,
    eu possa lembrar dos que vivem em guerra,
    e fazer por eles uma oração de paz.

    Que eu possa lembrar dos que odeiam,
    e fazer por eles uma oração de amor.

    Que eu possa perdoar a todos que me magoaram,
    e fazer por eles uma oração de perdão.

    Que eu lembre dos desesperados,
    e faça por eles uma oração de esperança.

    Que eu esqueça as tristezas do ano que termina,
    e faça uma oração de alegria.

    Que eu possa acreditar que o mundo ainda pode ser melhor,
    e faça por ele uma oração de fé.

    Obrigada Senhor
    Por ter alimento,
    quando tantos passam o ano com fome.

    Por ter saúde,
    quando tantos sofrem neste momento.

    Por ter um lar,
    quando tantos dormem nas ruas.

    Por ser feliz,
    quando tantos choram na solidão.

    Por ter amor,
    quantos tantos vivem no ódio.

    Pela minha paz,
    quando tantos vivem o horror da guerra.

    FELIZ NATAL E UM ANO NOVO
    NA PRESENÇA DO DEUS TODO PODEROSO
    JESUS CRISTO, SENHOR E SALVADOR NOSSO!!!

    Em Cristo,
    ***Lucy***

    ResponderExcluir