PARA PENSAR
“A menos que abramos as portas de nossas casas uns aos outros, a realidade da Igreja que Jesus edificou como sendo uma família de irmãos e irmãs amorosos é apenas uma teoria”

"Desinstitucionalizados sim, desigrejados jamais, desviados nunca. Somos a igreja de Cristo “juntamente com todos os que, em toda parte, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.” (1Co 1.2)" Por seu Reino!

Se alguém comemorou o Dia da Reforma Protestante exaltando a Lutero e sua obra e luta, mas condena os "desigrejados" de nossos dias, esse alguém não entendeu nada!

domingo, 24 de julho de 2011

João Batista e seu movimento underground

Publicado por Hugo em 24/7/11 • Categoria: Mensagens

Por Shane Claiborne:

O tumulto político na Palestina data de centenas de anos antes de Jesus, e sem entender um pouco dessa história fica fácil tratar Jesus como apenas uma figura icônica e não um ser humano real com ensinamentos e política para todos nós.

Herodes, O Grande , que eventualmente ganhou o título REI DOS JUDEUS, era um rei meio judeu que derramou sangue por toda terra através da escravidão massacres e guerras. Ele não era muito querido, principalmente pelos judeus. Herodes matou seus próprios filhos. Após sua morte, os 3 filhos sobreviventes lutaram pelo trono, e o povo Judeu novamente estava preso em uma bagunça real.

O Rei Antipas ( filho do Rei Herodes) acabou dispensando sua esposa e casando com a mulher de seu irmão. João Batista, primo de Jesus, tinha algumas coisas a falar sobre isso – as Escrituras registram a sua crítica sobre a ostentação de Herodes ( Mateus 14:3 a 5). João questionou todo estabelecimento e pessoas se ajuntavam a ele no deserto. João era o novo Êxodo. Ele convidava as pessoas dos centros da civilização pra virem ao deserto, às margens, para encontrar a Deus. Todos os sonhos de Roma foram feitos irrelevantes enquanto ele comia gafanhotos e fazia suas roupas com pele de camelo. E as pessoas não iam ao deserto apenas pra fugir do mundo, eles iam ao deserto para salvar o mundo.

Assim como os ancestrais de João no deserto que peregrinaram para fora das terras do Faraó, para essas pessoas as margens do império não eram apenas um meio, mas também o vórtex do Reino de Deus. Pessoas iam para o deserto para tirar Roma de dentro delas, purgando-se do Império e vendo o mundo despido da fabricação da civilização. Até os coletores de impostos e soldados, os ricos e os poderosos protetores do Império, deixavam os centros da civilização para encontrar Deus nas margens. E João pregava “arrependei-vos”, uma mensagem mais forte do que um neon pendurado na parede. Era um convite radical a repensar a maneira que vivemos. Pode ser traduzido por “mude sua mente”, “repense sua vida”, “pense em como você pensa”, ou “mude sua vida completamente”. Esse convite afeta tudo que somos e possuímos. Junto com esse convite ele disse aos que tinham dois casacos para compartilhar um com o estranho que sente frio.

As Escrituras dizem que Herodes queria matar João, mas tinha medo porque as pessoas o consideravam um profeta. João tinha um movimento underground e tanto de comedores de gafanhotos vestidos de pele de camelo e revolucionários no deserto. O historiador Josefo diz, “Herodes, que temia a grande influencia que João tinha sobre as pessoas, temia uma rebelião (pois as pessoas pareciam inclinadas a fazer qualquer coisa que ele dissesse) e achou melhor matá-lo para prevenir qualquer prejuízo que ele pudesse causar.

Fonte: Abrigo R15 via Solomon.
Tradução revisada por Pão & Vinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário