PARA PENSAR
“A menos que abramos as portas de nossas casas uns aos outros, a realidade da Igreja que Jesus edificou como sendo uma família de irmãos e irmãs amorosos é apenas uma teoria”

"Desinstitucionalizados sim, desigrejados jamais, desviados nunca. Somos a igreja de Cristo “juntamente com todos os que, em toda parte, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.” (1Co 1.2)" Por seu Reino!

Se alguém comemorou o Dia da Reforma Protestante exaltando a Lutero e sua obra e luta, mas condena os "desigrejados" de nossos dias, esse alguém não entendeu nada!

segunda-feira, 23 de maio de 2011





Mundialmente e espiritualmente existe uma só Igreja, que é o corpo de Cristo, e Cristo é o cabeça da Igreja.
"E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos" (Efésios 1.22,23)
"Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo" (Efésios 5.23)
"Ele é a cabeça do corpo, da igreja" (Efésios 5.23)
“Porque nós, embora muitos, somos unicamente um pão, um só corpo; porque todos participamos do único pão.” (1Co 10: 17)

De acordo com a palavra vemos que EM CADA CIDADE EXISTE UMA IGREJA LOCAL, independente se há pensamentos diferentes, EXISTE UMA SÓ IGREJA EM CADA CIDADE. Esse é o modelo bíblico de igreja: uma em cada cidade, e todas são uma Igreja em Cristo. Todos os salvos são a Igreja de Deus naquela cidade.

Paulo escrevia cartas às igrejas, da seguinte maneira:

  • Epístola de Paulo aos Romanos: em Romanos 1:7 diz assim: A todos os amados de Deus, que estais em Roma;
  • 1ª Epístola de Paulo aos Coríntios: em 1Cor 1:2 está escrito: à igreja de Deus que está em Corinto;
  • 2ª Epístola de Paulo aos Coríntios: 2Cor1:1 : à igreja de Deus que está em Corinto e a todos os santos em toda a Acaia.
  • Epístola de Paulo aos Gálatas 1:2 às igrejas do continente da Galácia.
  • Epístola de Paulo aos Efésios 1:1 aos santos que vivem em Éfeso;
  • Epístola de Paulo aos Filipenses 1:1 aos santos que vivem em Filipos;
  • Epístola de Paulo aos Colossenses 4:8 aos santos e fiéis irmãos em Cristo que se encontram em Colossos.
  • Epístola de Paulo à igreja dos Tessalonicenses (I Tessalonicenses 1:1, e II Tessalonicenses 1:1): à igreja em Tessalônica.
  • Apocalipse 1:11 “o que vês escreve em livro e manda às sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia

Somos um e a palavra nos exorta à unidade: 1Co 1:10 à 13:
10 ¶ Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer.
11 Pois a vosso respeito, meus irmãos, fui informado, pelos da casa de Cloe, de que há contendas entre vós.
12 Refiro-me ao fato de cada um de vós dizer: Eu sou de Paulo, e eu, de Apolo, e eu, de Cefas, e eu, de Cristo.
13 Acaso, Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vós ou fostes, porventura, batizados em nome de Paulo?

Nós somos um único pão, a noiva, a igreja, o corpo de Cristo. Acaso Cristo está dividido?
Então porque há divisões na igreja: Eu sou de Paulo, e eu de Apolo, e eu de Cefas e eu de Cristo; ou então: eu sou da Internacional da Graça, e eu da Universal do Reino de Deus, eu da Quadrangular, eu da Assembléia, eu da Deus é Amor, e eu de Cristo..., e porque não dizer: eu do Missionário RR Soares, e eu do Ademar, e assim por diante.
Faço agora uma pergunta para que você analise consigo mesmo:
Paulo quando escrevia as cartas às igrejas, ele escrevia à igreja que se encontrava em cada cidade. Se hoje, Paulo escrevesse uma carta à igreja da sua cidade, quem iria receber esta carta?

Em 1Co 12 está escrito:
12 ¶ Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo.
13 Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito.
14 Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.
18 Mas Deus dispôs os membros, colocando cada um deles no corpo, como lhe aprouve.
19 Se todos, porém, fossem um só membro, onde estaria o corpo?
20 O certo é que há muitos membros, mas um só corpo.
21 Não podem os olhos dizer à mão: Não precisamos de ti; nem ainda a cabeça, aos pés: Não preciso de vós.
22 Pelo contrário, os membros do corpo que parecem ser mais fracos são necessários;
23 e os que nos parecem menos dignos no corpo, a estes damos muito maior honra; também os que em nós não são decorosos revestimos de especial honra.
24 mas os nossos membros nobres não têm necessidade disso. Contudo, Deus coordenou o corpo, concedendo muito mais honra àquilo que menos tinha,
25 para que não haja divisão no corpo; pelo contrário, cooperem os membros, com igual cuidado, em favor uns dos outros.
26 De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles é honrado, com ele todos se regozijam.
27 ¶ Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo.

Na oração de Jesus em João capítulo 17, Jesus pede para que sejamosaperfeiçoados na unidade:
11 ¶ Já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou parajunto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me deste, para que eles sejam um, assim como nós.
20 ¶ Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra;
21 a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.
22 Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos;
23 eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim.

Jesus orou pela unidade do seu povo. O que acontece hoje são inúmeras denominações em cada cidade.
Porque hoje em dia por mais que se pregue o evangelho, poucas pessoas são salvas?
Porque não vemos mais três mil pessoas sendo salvas de uma vez, como é descrito no capítulo 2 do livro de Atos?



A resposta está naquela oração de Jesus: João 17:21Pai, que eles sejam um para que o mundo creia que tu me enviaste.”
Hoje, o maior impedimento para que o mundo creia é a própria Igreja. As pessoas estão sendo impedidas de crer
em Cristo Jesus por causa das divisões no Corpo de Cristo, pela divisão da Igreja em denominações, em “placas”, em nomes diferentes, por não haver unidade!
No registro da pregação de Pedro em que três mil pessoas creram, também está escrito: “Pedro se levantou com os onze”. Havia unidade entre eles.
Por isso as pessoas criam!

Como diz em Filipenses 2: 2 completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento.
3 Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo.
Mas infelizmente o que ocorre na igreja é que ela está dividida em inúmeras facções (divisões).
Tiago 3:
13 ¶ Quem entre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras.
14 Se, pelo contrário, tendes em vosso coração inveja amargurada e sentimento faccioso, nem vos glorieis disso, nem mintais contra a verdade.
15 Esta não é a sabedoria que desce lá do alto; antes, é terrena, animal e demoníaca.
16 Pois, onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins.

NÃO defendemos a união de placas religiosas, ecumenismo, etc, pelo contrário, o que defendemos é a unidade da igreja, que somos nós e, embora muitos, um só corpo.
denominações são divisões causadas pelos homens, é só lermos especialmente o livro de Atos dos Apóstolos e I Coríntios, a igreja é um organismo vivo é o corpo de Cristo Jesus, igreja não é uma organização.
Denominação é uma organização feita pelo homem e não um organismo, que é a igreja, denominação é sistema deste mundo. Conhecemos os irmãos segundo o espírito, ou seja, a palavra diz que é pelos frutos que se conhece a árvore e não segundo uma credencial e não segundo uma carteirinha. Carteirinha e credencial de membro é mundo.
A nação de Israel (e Israel é um tipo da Igreja, uma figura da Igreja), Israel falhou em exaltar o nome de Deus e foi rejeitada. O povo de Israel tomou o caminho da idolatria e da divisão. É só lermos atentamente os relatos da Bíblia; a verdade é que a nação de Israel fracassou em glorificar a Deus,devido tomarem o caminho da divisão (conferir I Reis caps. 11 e 12).
Mt 12.25 “ nos diz: “uma casa dividida contra si mesma não subsistirá”.
Uma igreja em cada cidade deve incluir todos os filhos de Deus daquela cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário