PARA PENSAR
“A menos que abramos as portas de nossas casas uns aos outros, a realidade da Igreja que Jesus edificou como sendo uma família de irmãos e irmãs amorosos é apenas uma teoria”

"Desinstitucionalizados sim, desigrejados jamais, desviados nunca. Somos a igreja de Cristo “juntamente com todos os que, em toda parte, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.” (1Co 1.2)" Por seu Reino!

Se alguém comemorou o Dia da Reforma Protestante exaltando a Lutero e sua obra e luta, mas condena os "desigrejados" de nossos dias, esse alguém não entendeu nada!

domingo, 1 de julho de 2012

IGREJAS DO SÉCULO XXI: Lugar de Entretenimento, Empresa ou Corpo de Cristo



                                    
    IGREJA 
       ENTRETENIMENTO:

É crescente o número de denominações evangélicas que em suas reuniões vem assimilando a forma do mundo, as quais se secularizam a cada dia.
Como se não bastasse a presença de políticos nos púlpitos nas tais denominações, com o objetivo de promover barganha em época de eleição, os próprios líderes religiosos tendo como pretexto atrair visitantes para aumentar seu rebanho, vem transformando os altares de suas congregações em verdadeiros palcos com atrações diversas.

ORIGEM: Tudo começou quando a ministração dos cânticos que ocorria de forma espontânea e espiritual, num período separado para louvor, foi sendo substituída por pseudos ministros de louvores; os quais dão voz de comando aos membros participantes de um culto, quanto a forma de expressão corporal e até mesmo verbal, dizendo o que se deve falar ao irmão do lado direito e esquerdo; afirmando que esta prática, é uma espécie de profecia. Dessa forma a condução da adoração que deveria ser espontânea e espiritual, passou a ser uma ministração robotizada, sujeitando-se até a eventuais coreografias que desrespeita os irmãos menos jovens (meia e terceira idade), em nome de um modernismo que praticamente dispensa a presença e o mover do Espírito Santo.

                             
 IGREJA EMPRESA:

Já algumas denominações evangélicas neopentecostais e outras, enriqueceram-se tanto que se comportam como verdadeiras empresas.
Seus líderes montaram seus impérios econômicos e religiosos, com base num formato de igreja que usa o Nome de Jesus sem o devido temor, desde que seus objetivos sejam alcançados. Eles  conseguem atingir grande crescimento quantitativo e adquirir robustez financeira, sem contudo preocupar-se com a assistência aos necessitados; visto que, tais líderes apropriam-se das finanças de suas congregações como se fosse fruto do seu próprio trabalho e não como recurso para a Igreja atender aos necessitados do Corpo de Cristo e a outros mais pequeninos que precisam de assistência e da pregação das Boas Novas do Evangelho de Cristo.   

As finanças acumuladas durante a gestão desses dirigentes religiosos, geram preocupação quanto ao futuro controle das mesmas; por isso, eles investem em suas respectivas esposas (intelectual e teologicamente), como uma espécie de medida preventiva que garanta total segurança em caso de uma eventual tragédia que possa culminar em sua morte, sem que haja o risco da transferência denominacional para outrem e consequentemente o controle das finanças  acumuladas sem a devida transparência. Assim sendo, prepara-se antecipadamente e as ocultas,  documentação que conste que a mulher do pastor em questão é vice presidente da denominação. No caso da tragédia se confirmar,  a viúva herdará a Igreja e não o pastor adjunto, que neste caso poderia até assumir a direção do púlpito na pregação da Palavra, não obstante ao status de pregador titular, o mesmo deverá prestar conta e obediência a nova presidente, que passará  a ter plenos poderes na administração eclesiástica e consequentemente na presidência da denominação chamada Igreja. 
E se nenhuma tragédia vier a acontecer aos líderes dessas denominações, eles preparam seus filhos ou genros ao ministério pastoral, para que no futuro ao se aposentarem ou jubilarem, seus impérios econômicos sejam transferidos para os futuros capitalistas evangélicos, formando assim sua própria dinastia particular.



IGREJA CORPO DE CRISTO:

A Igreja de Cristo é espiritual e não depende de nenhum formato secular deEntretenimento ouEmpresarial , pois Ela foi constituída e edificada por Cristo para a verdadeira adoração, libertação dos cativos e pregação do Evangelho para arrependimento e salvação eterna de todo aquele que crê.


TAMBÉM É MISSÃO DA IGREJA:  Socorrer os necessitados em suas aflições, acolher os órfãos e as viúvas e não acumular riqueza ou gastá-la de forma leviana com Shows gospel ou coisas afins.
Alguns líderes comportam-se de forma estranha, como se fossem donos de igrejas e  não tivessem que prestar contas ao verdadeiro Cabeça do Corpo, que é Cristo Jesus, o qual comprou a Igreja com Seu precioso sangue, e que virá buscar a Sua Noiva, sem mácula e sem ruga, para a glória de Deus Pai Todo Poderoso.  Amém.  


"PORQUE  JÁ  É  TEMPO  QUE  COMECE  O  JULGAMENTO  PELA  CASA  DE  DEUS;  E,  SE  PRIMEIRO  COMEÇA POR  NÓS,  QUAL  SERÁ  O  FIM  DAQUELES  QUE  SÃO  DESOBEDIENTES  AO  EVANGELHO  DE  DEUS ?" 
I Pedro 4. 17



CONSIDERAÇÕES FINAIS DO AUTOR:

NÃO  PRETENDO  QUE  OS  LEITORES  DESTA  MENSAGEM  CONSIDEREM  QUE,  DA  PARTE  DO  AUTOR HAJA  ALGUMA  ATITUDE  PESSIMISTA  COM  RELAÇÃO  AS  CONSTATAÇÕES  OBSERVADAS  EM  PARTE  DAS  IGREJAS DESTE  SÉCULO;  PELO  CONTRÁRIO,  VENHO  INFORMAR  AOS  LEITORES  DESTE  POST  QUE  O  LEGÍTIMO CABEÇA  DO  CORPO  ESTÁ  DEIXANDO  QUE  ESSAS  CALAMIDADES  OCORRAM  NA  SUA  IGREJA  PARA VER  ATÉ  ONDE  VAI  A  FALTA  DE  TEMOR  DE  ALGUNS  E  PARA  PROVAR  O  QUE  ESTÁ  NO  CORAÇÃO  DE  OUTROS;  MAS,  QUE  ELE  MESMO,  O  CABEÇA  DO  CORPO,  TEM  FRUSTRADO  A  MUITOS  E  CORRIGIDO  A TANTOS  OUTROS  PRESUNÇOSOS  E   NÃO  POUCOS  INFIÉIS .

FIQUEI  SABENDO  QUE  UMA  CERTA  SENHORA,   DENOMINADA  "BISPA"  E  SEU  ESPOSO,   TINHAM   NO  SEU  IMPÉRIO  RELIGIOSO  1.100  TEMPLOS  E  QUE  APÓS  SOFREREM  UMA  BRUSCA  REDUÇÃO  DOS   MESMOS,  PASSOU  A  CONTAR  COM  APENAS   300,  DEVIDO  AOS  ESCÂNDALOS  SUCESSIVOS  OCORRIDOS  EM  SUA  GESTÃO.  ENTRETANTO,  PARA  ABAFAR  O  CASO,  O  CASAL  EM  QUESTÃO  TERIA   DECIDIDO  APOSENTAR-SE  E  ENTREGAR  A  DIREÇÃO  DO  SEU  IMPÉRIO  ECONÔMICO-RELIGIOSO  AO  SEU  FILHO;  O  QUE  TAMBÉM  NÃO  FOI  POSSÍVEL,  POIS  O  JOVEM  HERDEIRO  QUE  FORA  PREPARADO  PARA  A  REFERIDA  SUCESSÃO,  INFELIZMENTE   ENCONTRA-SE  HOSPITALIZADO  E  EM  COMA. 

EXISTE  OUTRO  IMPÉRIO,  TALVEZ  O  MAIOR  DELES,  QUE  EM  TERMOS  RELIGIOSOS  VEM  SOFRENDO BAIXAS  FREQUENTES  EM  SEU  NÚMERO  DE  FIÉIS.  FATO  ESTE  QUE  LEVOU  O  SEU  LÍDER  MAIOR  A  SAIR  DO CONFORTO  DE  UMA  DE  SUAS  MANSÕES  NO  EXTERIOR   E  RETORNAR  AO  BRASIL  PARA  ATACAR  AS DEMAIS  DENOMINAÇÕES  EVANGÉLICAS  DE  LIDERANÇA  EXPRESSIVA, "ATIRANDO  PARA  TODOS  OS   LADOS",  NUMA  TENTATIVA  FRUSTRANTE  E  DESESPERADA  DE  REVERTER   O  QUADRO  QUE  SE  APRESENTA  COMO  UMA  ESPADA  SOBRE  A  SUA  CABEÇA.

SE  ALGUÉM  TEM  PRESENCIADO  ESSE  TIPO  DE  ACONTECIMENTO  NA  IGREJA  DE  CRISTO  OU  EM SUA  PRÓPRIA  DENOMINAÇÃO,  NÃO  PRECISA  FICAR  ABATIDO,  MAS  ORE  PARA  QUE  O  DONO  DA IGREJA  QUE  É  CRISTO,  TOME  AS  PROVIDÊNCIAS  CABÍVEIS,  POIS  O JUÍZO  COMEÇA  PELA  CASA  DE DEUS. 
ALEGREMO-NOS  PORTANTO,  PORQUE  A  NOSSA  REDENÇÃO  ESTÁ  PRÓXIMA.


MARANATA!  ORA,  VEM  SENHOR  JESUS.


Paz Seja Convosco!






3 comentários:

  1. Prezado irmão Solon Mariano,

    Visitando as páginas de seu blog, verifiquei que o irmão me honrou com o post: "Igreja do Século XXI", todavia a fonte apresentada não confere. Se o irmão não quiser divulgar a mesma, não terá nenhum problema, pois importa que o Evangelho seja pregado; mas, caso queira publicar a fonte correta, segue-se abaixo:

    http://discipulodecristo7.blogspot.com.br/2011/10/igrejas-do-sec-xxi-lugar-de.html

    Paz Seja Contigo,
    J.C.de Araújo Jorge

    ResponderExcluir